Soraya Fernandez vence prêmio Melhores do Ano na categoria “Docente do Ano”

Especialista e mestre na área de Odontologia Legal Forense, a cirurgiã-dentista venceu a premiação com 43,3% dos votos

Soraya Monteiro Guedes Fernandez já sabia que seria cirurgiã-dentista quando ainda era criança. Ao transformar o sonho em realidade, decidiu que queria compartilhar seus conhecimentos com futuros colegas. O amor e dedicação à docência foram reconhecidos no prêmio Melhores do Ano 2024. Soraya foi a grande vencedora da categoria “Docente do Ano”, com 43,3% dos votos da enquete de votação popular.

Professora e ex-aluna do curso de Odontologia da Universidade Mogi das Cruzes (UMC), Soraya Fernandez é odontolegista, tendo cursado a especialização e o mestrado na área de Odontologia Legal Forense. Já lecionou em diversas instituições, em cursos de graduação e especialização, e tornou-se um dos nomes de referência na região do Alto Tietê, fato que lhe rendeu a indicação para o prêmio Melhores do Ano 2024.

Soraya recebeu o troféu durante a Festa Dia do Dentista 2024, realizada na noite de 4 de outubro, no salão social do Clube de Campo de Mogi das Cruzes. Na entrevista a seguir, ela conta um pouco sobre a trajetória profissional e sua paixão pela educação na Odontologia. Confira!

Você foi a grande vencedora da categoria Docente do Ano, no prêmio Melhores do Ano, promovido pela APCD-RMC. Qual a sensação de ganhar a premiação?

Sinceramente, eu não esperava ser a vencedora, fiquei surpresa e muito lisonjeada. Estava concorrendo com grandes nomes e já estava me sentindo muito feliz pela indicação, mas daí ser a vencedora foi realmente uma surpresa. Na minha cabeça não havia essa possibilidade e, quando foi anunciado, fiquei muito contente e ao mesmo tempo extasiada. Passa um filme na cabeça da gente nestes momentos, toda uma trajetória percorrida sendo ali reconhecida em público. Sem palavras pra descrever tamanha gratidão

Este prêmio vem coroar sua importante trajetória profissional, marcada pela docência. Em sua opinião, o que diferencia sua carreira como professor?

Sempre gostei de dar aula. Fiz magistério no 2º grau, que hoje é o ensino médio, e leciono com muito amor. Procuro passar o conteúdo e se vejo que não entenderam algo, vou dando exemplos até que eles consigam compreender.

Como foi o início da sua carreira? Quando começou a dar aulas?

Finalizei a especialização de Odontologia Legal Forense em 2012 e comecei minha carreira docente ministrando as horas/aula obrigatórias da disciplina de Odontologia Legal e Deontologia na APCD Regional de Jundiaí, para a turma de especialização em Ortodontia. Depois, fui sendo chamada por outros colegas para as especializações de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, Implantodontia e HOF em outras faculdades e instituições

A docência é jornada gratificante? Como é saber que já contribuiu para a formação de tantos cirurgiões-dentistas?

Ah, sem sombras de dúvidas é gratificante, sim. É muito satisfatório, prazeroso saber que ao explicar todo um contexto, colocamos informações que caracterizam em tamanha responsabilidade para o futuro profissional do aluno. E, ao longo dos anos, ver esses mesmos alunos já formados, trabalhando e crescendo, me faz pensar e acreditar que fiz o certo e que faço parte desta jornada maravilhosa. Eu vibro muito com cada conquista deles, desde a teoria, os laboratórios e principalmente nos atendimentos em clínica. Tenho contato até hoje com meus ex-alunos e quando precisam de alguma orientação, os ajudo da mesma forma.

Para você, ser cirurgião-dentista é sinônimo de estudar?

Sempre, sempre e sempre. A Odontologia é uma área da saúde em que não podemos parar nunca de estudar. Ela vive em constante pesquisa, não dá para parar.

Qual a dica que você daria para os vestibulandos ou estudantes de Odontologia?

Primeiro faça com amor, dedique-se para dar o melhor de si e jamais se esqueça de que o que é certo continuará sendo certo mesmo que ninguém faça e o errado continuará sendo errado mesmo que todos façam. O princípio de tudo é a ética e o trabalho crescerá como consequência da mesma.

Conte como decidiu se tornar um cirurgião-dentista.

Desde criança, minha mãe fala que eu já tinha o sonho de ser dentista, que eu brincava com as bonecas e “pintava os dentes pra depois tirar as cáries”. Ao lado da casa da minha avó materna, tinha uma dentista, que está lá até hoje, e eu escutava barulho do famoso “motorzinho” e fica pensando “um dia vou trabalhar assim”. Eu sempre tive a certeza que seria dentista. Gostava de ler e ver resultados.

Fiz faculdade na UMC, ingressando em 1999 e eu vibrava junto com cada ano que finalizava. Cada coisa que eu aprendia nas disciplinas, chegava contando em casa. Tinha prazer em mostrar o que tinha aprendido. Nada era fácil, as cobranças de meus pais eram grandes, o investimento era alto, mas eu tinha a certeza que era aquilo que eu queria pra minha vida. Quando cheguei no último ano, já sabia que queria ser Odontolegista. Eu era encantada pela disciplina de Odontologia Legal. Fiz a especialização e o mestrado já sabendo também que a dedicação exclusiva seria nesta área que permaneço até hoje.

Qual o significado da Odontologia em sua vida?

Significado! Existem palavras chaves que fazem todo um contexto ter sentido e valer a pena: valorização, ética, amor, cuidado, dedicação, respeito e conquista. Essas palavras tem que andar juntas. Não dá para separá-las. A Odontologia vai além do mocho, além da cadeira odontológica. Ela traz, através do sorriso, a esperança para o paciente. Mexe com a autoestima. E como é gostoso ver em cada tratamento finalizado o sorriso do contentamento. O mesmo acontece com os alunos. Quando damos a teoria, já os imaginamos lá no futuro, acompanhamos o passo a passo deles, passando por laboratórios depois chegando à clínica. E como é satisfatório acompanhar e fazer parte deste ciclo.

Por isso costumo falar que o significado das sete palavras juntas forma o significado da Odontologia na minha vida. E como é satisfatório colher os frutos. Tanto dos pacientes quanto dos alunos.

Deixe um comentário