A cirurgiã-dentista alcançou 32,3% da preferência popular e vibrou junto com sua equipe na hora de receber o troféu na Festa Dia do Dentista 2024
As redes sociais são um instrumento importante para divulgação de campanhas de marketing, exercício do empreendedorismo e construção de reputação e autoridade. Na Odontologia, os cirurgiões-dentistas devem saber usá-las com sabedoria e de forma alinhada com o Código de Ética da profissão. É exatamente isso o que faz a cirurgiã-dentista Maria Eugenia Bianconsini de Figueiredo, vencedora do prêmio Melhores do Ano 2024, na categoria Redes Sociais.
Maria Bianconsini recebeu o troféu da premiação na noite de 4 de outubro, durante a Festa Dia do Dentista 2024, promovida pela APCD Regional Mogi das Cruzes. Ela alcançou 32,3% da votação na enquete popular e, ao ser anunciada vencedora da categoria, vibrou junto com toda a equipe, que fez questão de levar junto ao evento. A comemoração em equipe mostrou muito sobre como ela encara o trabalho dentro do consultório e na web, em reconhecimento aos colaboradores que seguem com ela na jornada profissional.
A cirurgiã-dentista conta que escolheu a Odontologia quando ainda era uma criança. Após se formar, decidiu fazer a especialização em Harmonização Orofacial e hoje tem orgulho por conseguir levar mais autoestima e dignidade aos seus pacientes.
Na entrevista abaixo, ela conta um pouco sobre sua carreira e como usa as redes sociais para compartilhar conhecimentos e a rotina do consultório. Confira!
Você foi a grande vencedora da categoria Odontologia nas Redes Sociais, no prêmio Melhores do Ano, promovido pela APCD-RMC. Qual a sensação de ganhar a premiação?
Foi uma mistura de alegria e gratidão. Ser indicada para disputar com grandes nomes da odontologia já foi para mim uma grande vitória. O que mais me deixa feliz é saber que grande parte dos votos vieram dos nossos colegas dentistas que confiaram seu voto em mim ao me escolher entre os outros. Fiquei imensamente grata.
Este prêmio vem coroar sua importante trajetória profissional, marcada pelo exercício da Odontologia juntamente com o uso ético da Internet para a promoção pessoal. Em sua opinião, qual a importância das redes sociais para o seu trabalho e para a Odontologia em geral?
As redes sociais são primordiais para o meu trabalho. Sou especialista em HOF e meu trabalho é basicamente resgatar a autoestima dos meus pacientes. As redes sociais têm um papel fundamental no que se diz respeito à estética e meu público vem diretamente de lá. Através de um planejamento estratégico com a minha equipe de marketing, elaboramos com muito carinho e cuidado publicações que mostrem para este público que conseguimos resgatar a autoestima com responsabilidade, respeito, credibilidade e de forma humanizada.
Como foi o início da sua carreira? Quais obstáculos enfrentou para chegar até aqui?
Muita gente olha para mim hoje e não sabe dos perrengues que enfrentei para estar onde estou. Como muitos colegas, trabalhei em clínicas populares até conseguir me especializar e montar meu próprio consultório. Andava de trem, ganhava pouco, passava muito perrengue, mas posso dizer com orgulho que mesmo trabalhando nas clínicas mais simples, sempre dei o meu melhor, por mais que tivesse poucos recursos. Quem tem amor pela profissão e pelas pessoas entrega seu melhor em qualquer condição. Tenho certeza que isso me fez me destacar dos demais.
Como conciliar as restrições impostas pelo código de ética da Odontologia com o trabalho de divulgação nas redes sociais?
Realmente é preciso estudar com cuidado o código de ética, pois, às vezes, um pequeno deslize pode custar sua credibilidade e, às vezes, um trabalho nas redes sociais de meses e até anos vai pro ralo. Por isso, sempre que vamos fazer uma publicação, minha equipe de marketing precisa ver se está alinhada com o código de ética. Cansei de fazer reuniões com minha antiga empresa de marketing onde eu vetava muitas campanhas por não estarem de acordo com nosso código.
Para você, autopromoção também é sinônimo de estudar e se atualizar? Você costuma realizar novos cursos e capacitações?
Com certeza! Profissional que não se atualiza fica para trás! Para mim, o conhecimento é irresistível. Faço questão de estar presente nos principais congressos do país voltados para minha área e faço cursos de atualização com os melhores professores do Brasil. Para eu ser a melhor, preciso estar entre os melhores.
Qual a dica que você daria para os cirurgiões-dentistas que desejam usar as redes sociais?
Dá pra usar a criatividade, mostrar seu dia a dia no consultório, trazer dicas para seus pacientes, mostrar os bastidores do seu dia a dia, sem infringir o código de ética. Busque empresas de marketing voltadas para cirurgiões-dentistas, que estão acostumadas com estas restrições. Mas a dica maior que posso dar é que você atenda seu paciente de forma humanizada! De nada adianta você ser excelente tecnicamente, ter uma equipe alinhada, ter a melhor equipe de marketing, se você não entende realmente a dor do seu paciente.
Conte como decidiu se tornar um cirurgião-dentista.
Quando eu era criança, todas as vezes que alguém me perguntava o que eu queria ser quando crescesse, eu respondia que queria ser dentista. A paixão pela profissão é antiga.
Qual o significado da Odontologia em sua vida? O maior e mais profundo significado para mim é o resgate da autoestima. Não estou falando apenas da HOF, mas de toda a Odontologia. Devolver sorrisos, dignidade, saúde, função mastigatória é resgatar a autoestima.