Doenças bucais atingem 45% da população

Para APCD Mogi é preciso ampliar o acesso aos atendimentos odontológicos

Os problemas bucais ainda são um grande desafio. Dados do novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam a importância dos cuidados com a saúde da boca ao apontar que 45% da população mundial, o equivalente a 3,5 bilhões de pessoas, sofrem com alguma doença bucal. A cárie lidera a lista com 2,5 bilhões de pessoas afetadas, em seguida, aparece a doença periodontal – principal responsável pela perda de dentes – que atinge cerca de um bilhão de casos e, em terceiro, o câncer de boca, que registra 380 mil novos diagnósticos por ano.

O estudo aponta que nos últimos 30 anos houve um aumento de um bilhão de novos pacientes com problemas bucais, nos quais 3 em cada 4 casos são diagnosticados em países pobres. Para a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas Regional de Mogi das Cruzes (APCD RMC) democratizar o acesso aos atendimentos odontológicos e conscientizar a população sobre a importância de visitar regularmente um cirurgião-dentista são algumas das ferramentas para combater esses números.

A vice-presidente da APCD RMC, Roberta Spinosa chama a atenção para as consequências que os problemas bucais podem gerar para a saúde integral dos pacientes. “As doenças bucais afetam a saúde, a autoestima e a vida social das pessoas. No caso das doenças periodontais, sabemos que elas podem gerar problemas cardiovasculares e pulmonares, além de interferir no controle de glicemia em diabéticos. Isso sem contar que elas são uma das principais causadoras de perdas de dentes, uma situação que impacta na qualidade de vida dos pacientes”, analisou.

A falta de cuidados preventivos também colabora para o surgimento dos casos. “Quando o paciente está com cárie, por exemplo, muitas vezes vai procurar o cirurgião-dentista porque está com dor. Agora, temos outras doenças que são silenciosas, quando a pessoa nota algo de diferente, o problema já está avançado, o que dificulta o tratamento. Além disso, é importante uma integração maior entre os profissionais de saúde, pois alguns tratamentos têm impactos na saúde bucal ou até mesmo problemas podem surgir a partir da boca”, explicou a diretora.

Como uma das suas principais missões, a APCD RMC busca democratizar o acesso aos atendimentos odontológicos por meio das suas clínicas que oferecem serviços como tratamento de canal, restauração, extração de dentes, implantes, próteses, além de harmonização orofacial. Todos os procedimentos são realizados por cirurgiões-dentistas formados que estão cursando pós-graduação e especialização na entidade. A maior parte dos tratamentos é subsidiada pela entidade, o que garante os cuidados para quem mais precisa. Para outras informações entre em contato pelo telefone 4699-1805. A APCD RMC fica na rua Delphino Alves Gregório, 50, Vila Mogilar, Mogi das Cruzes.

Deixe um comentário