APCD Mogi das Cruzes comemora Dia do Dentista e 62 anos de fundação

Por: APCD Mogi das Cruzes

Região reúne cerca de cinco mil profissionais da Odontologia e 25 de outubro é o dia nacional da categoria

A Regional Mogi das Cruzes da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) tem dupla comemoração neste mês.  São 62 anos de fundação e hoje, 25 de outubro, é o Dia Nacional do Dentista. Para marcar as datas, a entidade que atua em todo o Alto Tietê realiza um sorteio de prêmios entre os associados.

Serão três ganhadores, sorteados e divulgados pelo instagram. Os prêmios são um scrub, um jaleco e um fotopolimerizador, todos equipamentos de uso diário nos consultórios odontológicos.

“É uma maneira que encontramos de apoiar e valorizar ainda mais os cirurgiões-dentistas, profissionais que desempenham um papel fundamental para a saúde e autoestima das pessoas”, destaca o presidente da APCD Regional Mogi das Cruzes, Paulo Henrique Marques de Oliveira.

O Brasil reúne cerca de 20% dos dentistas formados em todo o mundo e somente na área de abrangência da regional da APCD são aproximadamente cinco mil profissionais. A entidade atua nas cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.

Fundada em outubro de 1962, a APCD Regional Mogi das Cruzes tem sua atuação voltada principalmente para a qualificação de cirurgiões-dentistas, através de cursos de especialização, formação e atualização nas principais técnicas e novidades da área.

A entidade tem, ainda, um importante papel social, que é executado por meio das clínicas odontológicas que atendem a população. São oito especialidades, que oferecem diversos tratamentos a custos acessíveis para moradores de toda a região.

As pesquisas revelam que o Brasil continua sendo recordista de dentes cariados e câncer bucal.   Uma pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde revela que dor de dente, sangramento na gengiva e doença periodontal são motivo de incômodo para 50% dos adultos. Além disso, 45% das doenças cardíacas estão relacionadas com infecções bucais não tratadas.

“O acesso ao tratamento odontológico ainda é um problema no Brasil, principalmente pela falta de conscientização das pessoas sobre a importância da saúde bucal e da prevenção e também pelos custos altos de alguns tratamentos para uma parcela significativa da sociedade. Por isso, o atendimento nas clínicas da APCD tem esse caráter social, de propiciar a saúde bucal para moradores da região ao mesmo tempo em que promove a formação profissional, pois a prática clínica é fundamental para a especialização dos cirurgiões-dentistas”, ressalta Oliveira.

Para saber mais sobre a APCD e as clínicas de atendimento ligue para 4790-3969 e 4699-1805.

Voltar
banner transparência www.cropsp.org.br