APCD Mogi das Cruzes participa do Julho Neon

Por: APCD Mogi das Cruzes

Movimento quer democratizar acesso ao tratamento odontológico

A Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) Regional de Mogi das Cruzes participa do movimento Julho Neon, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde bucal, além de promover o acesso da população aos tratamentos odontológicos. A iniciativa é da Associação Brasileira de Planos Odontológicos (SINOG). Durante todo o mês de julho, a sede da APCD Mogi das Cruzes, no Bairro do Mogilar, estará iluminada para apoiar a ação.

O Julho Neon quer democratizar o acesso ao atendimento odontológico, além de reconhecer o trabalho dos dentistas. Os cuidados com a saúde bucal ainda são um desafio para o Brasil. Uma pesquisa realizada em 2019 pela Secretaria de Estado da Saúde mostrou que dor de dente, sangramento na gengiva e doenças periodontais são motivo de incômodo para 50,57% dos adultos.

Além disso, o país ocupa a terceira posição no ranking de incidência de câncer bucal no mundo, são 15 mil novos casos por ano. Os dados revelam a importância de manter a saúde da boca, que impacta em todo organismo, na qualidade de vida e bem estar.

Os cuidados com a boca também ganharam uma nova dimensão nesta pandemia já que levantamentos apontam o órgão como acesso para contaminação pelo coronavírus. Um recente estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e publicado no Journal of Pathology, mostrou que o sars-cov-2 infecta e se replica em células salivares, o que gera atenção, já que a área de contato da boca é maior que a cavidade nasal, apontada como principal porta de acesso do vírus.

“Por ser uma associação que representa os dentistas e que tem como uma das suas atividades o atendimento especializado à população, o apoio da APCD de Mogi a este movimento é de grande importância para a valorização da classe e acesso ao atendimento odontológico para todos. “Salve o sorriso brasileiro” levanta uma discussão da discrepância do acesso ao cirurgião-dentista e da educação em saúde bucal em nosso país”, ressalta Roberta Spinosa, vice-presidente da APCD Mogi das Cruzes e embaixadora da ONG Turma do Bem, que junto com a ONG Doutores das Águas são beneficiadas pelo Julho Neon.

Clínicas da APCD Mogi das Cruzes

Atuando há mais de seis décadas no Alto Tietê, a APCD Mogi das Cruzes conta com mais de 800 associados e desempenha um importante papel social por meio de suas clínicas, que oferecem tratamento odontológico de qualidade à população, especialmente, a mais carente.

A entidade realiza uma média de 150 atendimentos por mês. Em 2020, mesmo com a pandemia, mais de 1,1 mil pessoas tiveram acesso aos procedimentos. Por meio de uma triagem, a unidade oferece diversos tratamentos, incluindo de canal, implantes e ortodontia para correção dos dentes.

A APCD Mogi das Cruzes fica na Rua Rua Delphino Alves Gregório, 50, no Bairro do Mogilar, em Mogi das Cruzes.  Informações no (11) 94135-7160 ou (11) 4790-3969.

Voltar
banner transparência www.cropsp.org.br