APCD-RMC faz alerta contra disseminação de fakenews na Odontologia

Em apoio à recente campanha promovida pelo Conselho Regional de Odontologia (CROSP), instituição com sede em Mogi das Cruzes destaca que são inverídicas informações de que os tratamentos de canal possam causar câncer ou que materiais como a amálgama e o flúor possuam efeitos tóxicos

A Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas Regional Mogi das Cruzes/AltoTietê junta-se ao Conselho Regional de Odontologia (CROSP) na campanha de alerta contra a recente disseminação de fakenews envolvendo a Odontologia. A entidade esclarece que são inverídicas as publicações, que circulam em sites e em perfis de redes sociais, sobre supostos riscos provocados por tratamentos odontológicos tradicionais.

As falsas informações atribuem efeitos negativos a especialidades consagradas da Odontologia e dizem, por exemplo, que técnicas da Endodontia, utilizadas nos tratamentos de canais, poderiam favorecer o surgimento de câncer nos pacientes. Além disso, publicações envolvendo a Ortodontia afirmam que o uso de aparelhos para alinhamento dos dentes poderia levar a problemas de infertilidade.

A maior parte dessas informações falsas vem sendo disseminada por profissionais que se dizem especialistas em Odontologia Biológica. Porém, a especialidade não existe e não é reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia, que é o órgão regulamentador e fiscalizador da Odontologia no Brasil. Segundo o CROSP, os cirurgiões-dentistas que se dizem praticantes da Odontologia Biológica ferem o código de ética odontológico.

Os supostos dentistas biológicos disseminam ainda conteúdos afirmando que o flúor, presente na água e nas pastas de dentes com objetivo de prevenir cáries, e a amálgama, liga metálica utilizada em restaurações mais antigas, teriam efeitos tóxicos no organismo humano. Nenhuma das informações, no entanto, possui embasamento científico.

“Todas essas afirmações são falsas e beiram o absurdo. A Odontologia é uma ciência da área da Saúde, exercida com uso de técnicas e materiais comprovadamente seguros internacionalmente. Esse tipo de publicação é extremamente irresponsável, uma vez que causa dúvidas na população e pode afastar os pacientes do tratamento odontológico correto”, pontua a cirurgiã-dentista Roberta Spinosa, diretora de Marketing da APCD-RMC e conselheira do CROSP.

Roberta Spinosa destaca ainda que, no caso de dúvidas sobre informações encontradas na internet, os pacientes devem entrar em contato com seu cirurgião-dentista de confiança para buscar esclarecimentos. “A APCD Regional de Mogi das Cruzes e o Conselho Regional de Odontologia também estão à disposição da população para tirar dúvidas e fazer orientações necessárias”, afirma.

Sobre a APCD-RMC
A Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas Regional de Mogi das Cruzes/Alto Tietê (APCD-RMC) é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha pela valorização da Odontologia e da profissão do cirurgião-dentista em toda a região do Alto Tietê. Fundada em 22 de outubro de 1959, a APCD-RMC é referência regional na área da Odontologia e, há mais de uma década, se destaca na oferta de cursos de especialização e aperfeiçoamento em diversas áreas odontológicas. A APCD-RMC também realiza importante trabalho social, oferecendo atendimento especializado com valores reduzidos aos pacientes que passam pelas triagens na clínica acadêmica da instituição.

Deixe um comentário