20 de março é o Dia Mundial da Saúde Bucal
Após dois anos escondidos atrás das máscaras, os sorrisos começam a retornar para as ruas. A decisão de desobrigar o uso dos itens em locais públicos coloca em evidência a importância dos cuidados com os dentes e coincide com o Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado no próximo dia 20 de março. Para a Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas Regional de Mogi das Cruzes (APCD RMC), a data serve como um alerta para os cuidados que ficaram em segundo plano durante a pandemia de Covid-19.
Cárie, periodontite e tártaro são alguns dos problemas bucais mais comuns. Além de causarem dor e incômodo, comprometem o relacionamento pessoal e profissional, afetam a autoestima e confiança. A boca é responsável por diversas funções, entre elas: a fala, a alimentação e as expressões, por isso, os cuidados com órgão são essenciais, já que o seu mau funcionamento compromete outros sistemas.
De acordo com levantamento da Aliança para um Futuro Livre da Cárie (ACFF) em todo mundo, cerca de 100% dos adultos têm ou já tiveram cárie dentária. Na infância, esse número chega a 600 milhões de crianças.
“Nos dois últimos anos, parte das pessoas acabou negligenciando as visitas aos dentistas, inclusive, muitos pacientes, utilizaram máscaras para esconder problemas bucais, como falta de dentes, dentes tortos e com cáries. Essa é uma grande preocupação, pois os casos acabam se agravando com a falta de tratamento adequado”, destaca a vice-presidente da APCD RMC, Roberta Suely Siqueira da Silva Spinosa.
De acordo com a vice-presidente, os casos que ficaram represados durante os últimos dois anos começarão a chegar aos consultórios. “Os dentistas continuaram com os atendimentos na pandemia, seguindo os protocolos de segurança. Agora, os profissionais terão que estar preparados para atender essa demanda. É importante entrar em contato com os pacientes e lembrá-los da importância dos cuidados com a boca”, acrescenta.
Clínicas da APCD RMC
Para democratizar os atendimentos, a APCD RMC conta com clínicas de atendimento com a maior parte do tratamento subsidiada pela entidade. Entre os procedimentos oferecidos estão o de gengiva, canal, restauração, extração de dentes, implantes, próteses, além de limpeza dos dentes com aparelho de última geração. O tratamento de Harmonização Orofacial é outra novidade.
Para ser atendido nas clínicas é preciso passar pelo processo de triagem, onde é feita uma avaliação clínica. A etapa seguinte é o encaminhamento do paciente para o tratamento indicado. Para agendar o atendimento, basta entrar em contato pelos telefones 4790-3969 e 4699-1805.A APCD-RMC fica na Rua Delphino Alves Gregório, 50, no Bairro do Mogilar, em Mogi das Cruzes. Para saber de todas as novidades sobre os tratamentos oferecidos, acesse as redes sociais (Instagram e Facebook) da entidade (@apcdrmc) e o site (www.apcd-rmc.com.br).